Todos temos objetivos e sonhos que desejamos realizar. Ficamos felizes em pensar nas coisas “que poderiam ser”, não é mesmo?

Porém, é comum as pessoas desistirem ou adiarem indeterminadamente a realização de seus sonhos na mesma velocidade com que os criam. Geralmente isso acontece devido aos obstáculos que se apresentam em seu caminho,  como a falta de recursos, a falta de conhecimento (e autoconhecimento), de tempo, de aliados, de vontade suficiente, etc.

O coach, um parceiro na conquista de objetivos, ajuda as pessoas a identificarem os reais obstáculos, a se prepararem para superá-los e enfim conquistarem o futuro desejado. Tudo de forma focada e transformacional.

Até aqui, o processo se parece bastante com o funcionamento do coaching tradicional. Mas só até aqui. Como cristãos, sabemos que existem elementos indispensáveis que permeiam a nossa vida em tudo o que fazemos e escolhemos.

Sabemos que nossos objetivos devem estar alinhados com os ensinamentos da Palavra de Deus e com a Sua vontade para nossas vidas. E é neste ponto que surgem as dúvidas e conflitos internos: “Será que cumprir os meus objetivos está de acordo com a Palavra de Deus?”, “Qual o propósito de Deus para minha vida?”, “Como usar os talentos que recebi para a glória do Senhor, mesmo no meu ambiente profissional?”

As respostas dessas e outras perguntas são o ponto de partida do processo de Coaching Cristão!

O Coaching Cristão é um processo personalizado de desenvolvimento de pessoas e o que fundamenta a sua prática são os ensinamentos bíblicos.

Neste processo, consideramos que a qualidade do relacionamento estabelecido entre coach x cliente é essencial, pois é no fator relacional que se estabelecem a confiança e a parceria, indispensáveis ao coaching. Nós, do Instituto de Coaching Cristão, zelamos para que este relacionamento aconteça de forma bíblica, isto é, em amor, humildade, seriedade e serviço, gerando a autonomia do cliente.

A metodologia que utilizamos no processo é exclusiva. Acreditamos que um dos fatores mais importantes do processo de desenvolvimento é o fortalecimento da identidade da pessoa, para que, a partir das convicções bíblicas sobre quem é e sobre sua vocação, possa tomar decisões mais acertadas e conquistar objetivos de forma coerente e saudável. Por isso, é inevitável – ou melhor, é a única forma possível de sucesso real – estabelecer objetivos biblicamente coerentes, em que a centralidade da vida esteja em Cristo.

Para finalizar, vou arriscar ser redundante, mas vale a pena: é importante compreender que, se é Coaching Cristão, o processo é cristocêntrico. Afinal, tudo o que existe veio dEle, é por Ele e é para Ele. Essa é a diferença essencial entre as abordagens tradicionais de coaching e a abordagem cristã. Ah, e um esclarecimento: citar textos bíblicos apenas para validar teorias humanas também não vale. Estamos falando de cosmovisão bíblica e de estudo da Palavra como filtro do que é coerente ou não com a vontade de Deus.

Você também pode ser um coach cristão e ajudar as pessoas a conquistarem objetivos saudáveis e realmente fortalecedores para suas vidas. Com a Formação em Coaching Cristão do ICC você conhecerá e usará melhor os talentos que recebeu do Senhor, aprenderá a lidar com pessoas de forma produtiva e fará a diferença aonde estiver!


QUERO SER UM COACH CRISTÃO